segunda-feira

Unidade 15 e 16 da TP 4

Com o objetivo de conhecer as várias funções e formas de perguntas, na ajuda a leitura do aluno. Foi distribuído aos alunos uma copia do texto de Ruth Rocha. “Admirável mundo louco”o qual foi feito a leitura seguindo todos os passos e depois a interpretação escrita (atividade 3 pagina 118-120) nesta atividade os alunos conseguiram realizar quase sem dificuldades.

Também foi aproveitado todo o conhecimento adquirido no decorrer das atividades para a produção de um cartão postal da cidade.

Primeiro os alunos assistiram a um vídeo dos principais pontos turísticos da cidade e a partir dai escolheram uma imagem do vídeo e de fotos vistas para ilustrar o postal, depois foi trabalhado a descrição de imagens e os elementos escritos do postal como mensagens e interlocutores para em seguida produzir a parte escrita dos cartões.

A dificuldade apresentada pelos alunos foi resumir em poucas palavras o ponto turístico ilustrado, mas conseguiram realizar a atividade com motivação.
Nessa atividade de criação do cartão postal houve a participação da professora de Artes, que muito auxiliou na promoção da motivação dos alunos e das técnicas de pintura, desenho,(artes) para a realização das atividades propostas.
As atividades desta unidade foram aplicadas em três aulas suficientes para a quantidade de atividades desenvolvidas.

25 e 29/09/2009
RELATÓRIO DE ATIVIDADE REALIZADA - UNIDADE 15 e 16

Atividade (unidade 16) realizada com a turma 7ª série B do Ensino Fundamental, período matutino, da Escola Conego Ramiro. 01 e 02/10/2009

A produção textual - crenças, teorias e fazeres


Nesta seção 1 – Escrita, crenças e teorias podemos identificar crenças que influenciam o pensar sobre a escrita, seu desenvolvimento e ensino.

Iniciamos o trabalho com a leitura dos textos e resolução dos exercícios do poema: “Eu é que pergunto para a caneta” de Gabriel o Pensador e o texto: “A redação e o dicionário” de Lygia Bojunga Nunes propostas no Livro Gestar II TP4.
Através de reflexões, discussões, realizadas foi enfatizado que a leitura e a escrita estão interligadas.

Logo após, foi desenvolvida a atividade avançando na prática, pág. 172, onde foi proposto que os alunos escolhessem um tema para o desenvolvimento de um texto coletivo/em grupo. Ficou decidido que o texto seria sobre acontecimentos ocorridos na escola ou em sala de aula.

Após as discussões geral, e já na aula seguinte, os alunos formaram grupos de cinco para discutir em coletivo o assunto a ser descrito à turma e em seguida escrito.

Algumas dificuldades foram encontradas no decorrer do desenvolvimento dessa atividade pois os alunos, no priomeiro momento sentiram-se envergonhados com a proposta de relatar acontecimentos de seu dia a dia, porém quando surgiu a idéia de relatar acontecimentos ocorridos na própria escola demonstraram maior interesse.