Avançando na Prática
UNIDADE 7 Da TP 2
Atividades desenvolvidas com os alunos do sexto ano, turma B, do Colégio Estadual Coqueiro em Luziânia/GO.
Como atividade de pré-leitura, foi solicitado aos alunos que descrevessem seus próprios quartos ou que os desenhassem.
Em seguida , foi entregue aos alunos uma copia da obra de Van Gogh para que observassem atentamente, afim de que associem livremente e descubram conotações na estrutura dos quartos pintado e dos seus. ( Nesse momento o aluno não recebeu informações sobre o titulo da obra e nem do autor/artista).
Após as produções estarem prontas foi entregue a cada aluno uma copia de dados importantes sobre o contexto sociocultural em que o quadro foi produzido, sobre Van Gogh e sobre uma de suas obras, “O quarto do artista”.
Após os relatos/opiniões em relação ao tema foi solicitado que produzissem em seus cadernos, uma ficha contendo as informações abaixo:
• O nome da obra
• O nome do autor
• O ano em que foi feita
• As medidas da obra
• O nome do museu onde a obra está exposta
E que discutissem em grupo as questões a seguir:
• Van Gogh foi um pintor holandês. Um dos temas preferidos da pintura holandesa esta ligado ao sentimento de prazer pelo lar, pela intimidade caseira. O quadro de Van Gogh reflete esse sentimento? Por que? Discuta:
Após a discussão dada cada grupo expós aos outros grupos o resultado. Alguns grupos disseram que na obra ele representa uma das partes mais intimas de uma casa – o quarto. Outros já não viram essa intimidade na pintura.
• Quanto à janela pintada no quadro, ela se abre para dentro ou para fora? Pode se ver algo através dela? Isso faz o quarto parecer mais próximo ou afastado do mundo exterior? Nessa observação foi muito interessante as reflexões expostas como a do grupo que disse que a janela abre-se para dentro e que essa característica faz o quarto parecer afastado do mundo exterior, é como se ele estivesse isolado do resto do mundo.
Após a analise das imagem no trabalho proposto foi apresentado uma outra obra de Van Gogh: os comedores de batata” e as de Tsing-Fang Chen: “Andy acabou de partir e Assistinto TV” . Apartir daí , comparassem as semelhanças entre as obras respondendo as questões a seguir:
• Que obras de Van Gogh são lembradas nas pinturas de Tsing-Fang Chen?
• Que elementos representados nessas pinturas lembram ou remetem à obra original? O interessante aqui foi a quantidade observações percebidas pelos grupos, como o tamanho do quarto, a posição e forma da cama a posição dos quadros,o destaque ao assoalho ..., a presença dos mesmo personagens em volta da mesa e o uso de cores sombrias .
• Que diferenças você observa nessas pinturas? Outro fato interessante nas observações foi a minuciosidade dos detalhes observados como as imagens de figuras publicas inclusive a do próprio Van Gogh, personagens de historia de quadrinho, a gigantesca lata de sopa, símbolos de dinheiro pelo chão, etc.
A partir das leituras e debates feitos das obras, os alunos perceberam que no mundo das artes, não há limites para a imaginação.
O trabalho com artes teve êxito já que o imaginário foi despertado e os alunos puderam compreender o contexto e conhecer o tema da pintura em questão. escreveram de maneira livre e tinham afinidades com esse gênero textual.
O trabalho com esse tema oportunizou momentos para despertar nos alunos olhares sobre a pintura, estilos e conhecer um artista conhecido mundialmente. Alem de contribuir para o desenvolvimento de analise de mensagens visuais a que os alunos são submetidos constantemente.
Outra atividade proposta foi a criação de uma imagem engraçada ou absurda, apartir da colagem e montagem de fotos.
Apesar do exito, houveram algumas dificuldades durante o desenvolvimento dessa atividade,como o tempo de execussão, a organização da sala e para provocar a motivação dos alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário