segunda-feira

UNIDADES 9 e 10 da TP 3



Gêneros e tipos textuais


Um texto possui organização e uma estrutura própria que definem o seu sentido, que lhe permite servir de objeto de comunicação entre dois sujeitos: locutor e interlocutor. Dessa forma, costuma-se dizer que o texto é um todo com significado e com o objetivo de comunicação.
Os textos orais ou escritos se caracterizam segundo a natureza da situação de interação em que são produzidos, suas finalidades, suas funções, constituindo diferentes gêneros. Cada gênero se realiza em seqüências lingüísticas e enunciativas que se concretizam em determinadas opções de organização e estrutura textuais, determinadas seleções léxicas, sintáticas, constituindo diferentes tipos textuais, no interior dos gêneros.
Os principais tipos textuais são:
• descritivos,
• dissertativo,
• narrativo,
• argumentativo,
• expositivo,
• injuntivo.
Cada gênero se realiza em seqüências lingüísticas e enunciativas que se concretizam em determinadas opções de organização e estrutura textuail, determinadas seleções léxicas, sintáticas, constituindo diferentes tipos textuais, no interior dos gêneros.
Assim, cada gênero comporta variações características em sua coesão textual, na coerência entre seus elementos, na impessoalidade, e na utilização de recursos como a conotação e a denotação da linguagem.
Os gêneros textuais são praticamente infinitos, por ser textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico.
Exemplos de gêneros textuais:
• carta,
• bilhete,
• aula,
• conferência,
• e-mail,
• artigos,
• entrevistas,
• bilhete,
• bula de remédio,
• lista telefônica
• telefonema,
• cardápio,
• chat,
• instruções técnicas,
• outdoor,
• reportagem,
• reunião,
• inquérito,
• boletim de ocorrência,
• resenha,
• aula virtual,
• resumo,
• biografia,
• relatório,
• edital de concurso,
• piada,
• charge,
• sermão,
• romance,
• horóscopo,
• receita culinária, etc.

Assim sendo, um texto, por exemplo, do gênero carta, pode ser do tipo narrativo, argumentativo, etc. Um romance pode trazer trechos descritivos, embora seja predominantemente narrativo. Numa bula de remédio estão presentes três tipos: argumentativo, descritivo e dissertativo. Numa fábula, esta presente o tipo de texto narrativo e argumentativo, já numa carta, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas e assim por diante.
Desse modo, um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Diante do exposto, concluímos que, um tipo de texto pode ocorrer em vários gêneros.
Assim como, equivale dizer que o conhecimento e o domínio dos diferentes tipos de gêneros textuais, por parte do aluno, não apenas o preparam para eventuais praticas lingüísticas, mas também amplia sua compreensão da realidade que o cerca abrindo seus horizontes em relação `a sua situação de cidadão.
O ensino da produção de texto sob a perspectiva dos gêneros Leva `a redefinição do papel do professor de produção de textos, que deixa de ser visto como o professor distante da realidade testou do aluno e passa a ser percebido como um especialista nas diferentes modalides textuais, orais e escrita, de uso social. Assim como, equivale dizer que o conhecimento e o domínio dos diferentes tipos de gêneros textuais, por parte do aluno, não apenas o preparam para eventuais praticas lingüísticas, mas também amplia sua compreensão da realidade que o cerca abrindo seus horizontes em relação `a sua situação de cidadão.
Com essa proposta, o espaço da sala de aula se transforma numa verdadeira oficina de textos, o que viabiliza e concretização e a realização de projetos e pela adoção de estratégias como a elaboração de um jornal por exemplo.

0 comentários:

Postar um comentário